O Mapa do paraíso: praia do sono
Se você é apaixonado por praias paradisíacas e busca um refúgio tranquilo, vamos te mostrar o Mapa do Paraíso e te levar até a Praia do Sono em Paraty, um tesouro escondido que vale a pena descobrir. Essa praia encantadora oferece uma combinação única de natureza intocada, águas cristalinas e uma atmosfera descontraída.
A Praia do Sono é uma das mais bonitas de Paraty, com mar azul e natureza intocada ao redor. Diz a lenda que o nome Praia do Sono é por causa das montanhas que a cercam: todas as manhãs o sol demora um pouco mais a aparecer, oferecendo a quem está por lá um sono maior.
A Praia do Sono fica dentro da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, criada em 1992, com o intuito de proteger a biodiversidade, as paisagens e a cultura tradicional caiçara. Esta Unidade de Conservação localizada no extremo sul do Rio de Janeiro possui 9.797 hectares de remanescentes da Mata Atlântica, restingas, manguezais e costões rochosos.
Neste Mapa do Paraíso, vamos apresentar: Onde fica, como chegar, como é a trilha, onde estacionar o carro e outros. Partiu?
Praia do Sono: Localização
Trajeto 1: Pousada Pôr do Sol – Vila do Oratório
📍 25,9 km
🚗 35 min.
➡ Saindo de Paraty, pegue a BR-101 com direção à Ubatuba. Quando vir a rotatória para Trindade, vire à esquerda para sair da BR-101 e acessar a Estrada para Trindade. Assim que chegar na primeira bifurcação, pegue à esquerda. Siga as placas que apontam para o Condomínio das Laranjeiras. No momento em que passar pela portaria do condomínio, chegará a Vila do Oratório, já pode procurar uma vaga, pois estará próximo do acesso à trilha.
💲 Há estacionamentos no caminho que custam em torno de R$ 20 a R$ 25 a diária.
Trajeto 2: A Trilha da Praia do Sono
🌄 Trilha: 3,1 Km
🥾 Nível: Médio
⏱ Duração: 50 min a 1h30 (a depender do seu ritmo)
Ao lado do ponto final do ônibus da Vila do Oratório, você verá uma placa indicando o acesso à trilha da Praia do Sono.
Ela é feita em meio a natureza, cruzando pequenas nascentes. Ela começa com uma subida íngreme, com trechos que envolvem degraus e corrimão de madeira, em seguida segue alternando partes planas com algumas subidas e descidas em trilha aberta, bem marcada.
A trilha ainda passa por um pequeno curso d’água, mais ou menos na metade do trajeto, mas dá para atravessar pelas pedras. Apesar de não ser longa, pode ser um pouco cansativa devido à quantidade de subidas e descidas. Contudo, em dias chuvosos, ela pode ficar lamacenta e escorregadia. Essas condições desfavoráveis requerem mais atenção e cautela.
Você é aventureiro? Paraty é o destino certo!
Repleta de trilhas e histórias fascinantes para explorar! Sua Jornada começa aqui! 🌄
Mas a recompensa está logo a frente! No último trecho da trilha, a vista do alto é linda, este ponto fica na última subida da trilha, onde há a escada para descer pro Sono.
O paraíso: Praia do Sono
A Praia do Sono é marcada por paz, calmaria e sossego. Possui areia branquinha e um mar enérgico azul-turquesa. É um local simples e rústico, mas cheio de personalidade.
Lá você encontra campings espalhados por todo lugar, redes esticadas entre as árvores, plaquinhas coloridas e balanços. Além disso, a sombra das castanheiras são um convite para uma soneca.
Você pode apreciar a sua beleza, aproveitar o silêncio para descansar, almoçar um peixe gostoso ou tomar um açaí pra refrescar. Leia um livro enquanto ouve as ondas do mar quebrando.
A prática de surf é muito comum na Praia do Sono, porque o mar tem boas condições e quando a maré está alta, faz boas ondas. Se você pratica esse esporte, pode levar a sua prancha e aproveitar ao máximo.
No final da praia está o rio do Sono, que forma uma espécie de lagoa, perfeita para tomar banho e relaxar. Dependendo do nível da maré, é possível ver o encontro do rio com o mar. Dali sai a trilha para as praias de Antigos e Antiguinhos. Depois dessas praias, você chega na Cachoeira das Galhetas, Praia de Ponta Negra e Cachoeira do Saco Bravo. Por fim, na Praia do Sono tem a trilha para o Poço do Jacaré. Mas essa aventura vai ficar para o próximo post. Continue nos acompanhando!
Dicas para uma Experiência Inesquecível
- Camping Responsável: Para aproveitar ao máximo a experiência, considere acampar na Praia do Sono. Existem campings locais que oferecem uma conexão única com a natureza.
- Alimentação: Leve alguns lanches leves para a trilha, mas não deixe de experimentar a culinária local nos restaurantes da praia. Frutos do mar frescos são uma especialidade imperdível.
- Trilha ao Pico da Juatinga: Se você é amante de trilhas, não perca a oportunidade de explorar o Pico da Juatinga. A vista panorâmica lá de cima é simplesmente espetacular.
- Preservação Ambiental: Acima de tudo. Respeite a natureza e a comunidade local. Mantenha a praia limpa e siga as orientações para preservar esse paraíso natural para as gerações futuras.
A Praia do Sono e a Pousada Pôr do Sol
Em resumo, a Praia do Sono em Paraty é mais do que 1,3km de extensão de faixa de areia; é uma experiência única de imersão na beleza natural e cultural do Brasil. Ao explorar esse destino extraordinário, você encontrará a paz que só a natureza intocada pode oferecer.
Então, aproveite sua estadia em Paraty para conhecer essas maravilhas naturais e fazer uma pausa para recarregar as energias.
Venha nos conhecer e aproveite o melhor de Paraty. Nossa pousada conta com piscina, café da manhã completo, Wi-Fi gratuito e muito mais. Ambiente familiar, integrado com a natureza e localização privilegiada.
⛪ 150m do Centro Histórico
⛵ 500m do Cais de Turismo
Solicite sua reserva aqui